terça-feira, 23 de junho de 2009

SOA e o Mundo da Moda

Olá meus amigos. Até que enfim tive tempo para voltar a escrever para o blog.

Bem, durante esse tempo ausênte, tive a oportunidade de participar de eventos e provas de conceitos com algumas plataformas (que no momento não vou citar nomes) ditas "milagrosas", que não convém comentar neste momento, que estão na boca de todos desde o ano passado. E é aí, que vem o título deste novo post.

Este título refere a uma analogia entre o que se vende e o que se implementa da arquitetura SOA com o os grandes desfiles e eventos do mundo da moda (o que se vende) e as roupas que compramos no dia-a-dia (o que se implementa).

Percebo que, assim como no mundo da moda, as grandes fornecedoras de softwares recriam um cenário facilitador, glamuroso, cheio de estilo, com idéias inovadoras, ditando novos comportamentos e maneiras de pensar. Porém, na prática não é isso que vem acontecendo com elas próprias, muito menos é o que chega em nossas mãos em curto e médio prazo.

Tudo isso fica evidente quanto vemos que desde do ano passado estas novas plataformas sendo idealizadas, onde seus alicerces estão centrados nas milhares de siglas que compõe o universo SOA. Porém, releases são anunciadas mas nunca cumpridas. E isso serve de alerta para todos nós, na aquisição e utilização imediata do que estão vendendo. Pois nem eles (os deuses que referencio) estão conseguindo ter sucesso fácil com essas tecnologias.

Mas de todo esses esforço, algumas idéias, maneiras de pensar e comportamentos ficam. Contribuindo muito na nossa evolução.

Porém, devemos ter cuidado ao ver uma tendência e já sair implementando em um projeto real. E, isso na minha visão, é um dos principais motivos do porque muitas iniciativas, não somente em SOA, não obtiveram o sucesso esperado.

Lembrem-se: Se você ver em algum evento ou consultor visitando sua empresa falando de algo muito inovador, praticamente te colocando em situação desconfortante de que se você não usar aquilo, você não estará sendo uma pessoa moderna e estilosa. Isso é uma cilada. Saiba que, o cenário atual da TI e não apenas o seu, ainda não está preparado para aquilo. Nem mesmo os próprios fornecedores estão. Portanto, não coloque sua cabeça a prêmio tão facilmente.

No próximo post, eu estarei falando de um elemento essêncial, e que não está sendo levando em consideração na adoção SOA, e que está fazendo com que muitos projetos fracassem: "A tal da Governança".

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post Breno. E por falar em MODA, gostaria de ressaltar que as empresas também possuem uma grande culpa no fracasso da adoção SOA, pois elas tratam o SOA como uma grande moda, e neste contexto:

1. Esquecem das mudanças culturais; (acredito que tudo hoje primeiro deve mudar nas pessoas, antes das organizações)

2. Não param para pensar sobre Governança; (nos lugares ondem passei, todos possuem um nível elevado de serviços, mas sem qualquer governaça sobre eles)

3. Usam o SOA na organização apenas para benefício próprio, galgando cargos e oportunidades. (isto é o que eu mais vejo)

Breno Barros disse...

Você tem toda razão Érico.

Você tocou em assuntos delicados, em que eu levantei a bola para o meu próximo post, onde cito o elemento essêncial que é o Alinhamento Negócio e TI, ou seja, a Governança.

André Diniz disse...

Trabalho com o Breno na mesma empresa, e achei interessante a analogia feita (E que compartilho da mesma opinião).

Venho complementar na verdade o comentário do Erico Marineli no que se refere ao primeiro tópico levantado. Entendo que quando falamos de mudanças culturais, estamos falando do ponto mais importante dentro das organizações, pois é um ponto que pode afetar toda uma iniciativa. Sobre esse aspecto a Gestão dos Processos de Negócio (BPM) vem nos ajudar no entendimento da cultura organizacional, na busca dos patrocinadores e no entendimento de como SOA pode ajudar.