segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Algumas Informações do Mundo SOA Obtidas no Oracle Fusion Middleware Fórum

Eu estive no último Oracle Fusion Middleware Forum, em SP, e a Oracle posicionou claramente que seu produto ESB a partir de 2009 será o Oracle Service Bus (OSB), onde dizem trazer o melhor dos dois mundos Oracle e BEA ("antigo" Oracle ESB e o Aqualogic Service Bus).

Porém, na minha visão e experiência com ambos, vejo que deverá ter muito mais coisas do BEA Aqualogic Service Bus do que do atual ESB da Oracle.

O Oracle ESB ("antigo"), é bom quanto a facilidade de configuração, quando se trabalha com o JDev. Entretanto, coisas do tipo: Não suportar WS-Addressing, criando uma thread para cada requisição e segurando-as até o término gerando uma sobrecarga no servidor, é complicado (Sim, sei que existem diversas contigências). Mas enfim, foi apenas um dos problemas que tive com o mesmo.

Além disso, até o momento a informação que eu tenho é que do Oracle SOA Suite atual, apenas o Oracle BPEL, Web Services Management e o Oracle BAM, serão mantidos. O restante dos componentes da suíte serão incorporados pelos produtos da BEA.

Da mesma forma, a Oracle está montando uma suíte específica para Governança SOA, onde seu principal componente será o ALER da BEA, que eles vão chamar de Oracle Enterprise Repository, em conjunto com o atual Oracle Service Registry.

Outro ponto é que a fundação do OSB será o Weblogic e que a JVM recomendada continuará sendo o BEA JRockit.

Na área de modelagem de processos de negócios, a Oracle contará com duas suíte o atual Oracle BPA Suite com o foco na automação de processos e modelagens que precisam de mais formalismos e o Oracle BPM Suite, que é a antiga suíte BPM da BEA, para modelagens com menos formalismos, buscando apenas maior controle, visibilidade e rápida implementação.

Um ponto que eu gostaria de expressar para todos é que, o WLI não será mais atualizado, a Oracle dará suporte ao mesmo durante os próximos 9 anos, sem que nenhuma evolução corretiva ou evolutiva seja feita. E, acreditem se quiser, a IDE padrão será o JDev, onde a Oracle não irá trabalhar mais para prover plugins para o Eclipse. Esses dois pontos, eu acredito que não ser uma boa opção estratégica.

Espero ter ajudado com essas informações. Abs.

Nenhum comentário: