terça-feira, 11 de novembro de 2008

Teste de Certificação de Scrum

O que era de se esperar, realmente aconteceu. Vai existir agora, uma prova de certificação de Scrum. Clique aqui para ver mais detalhes em um post da InfoQ.

Como eu falei: Já era de se esperar. Porém, eu não concordo.

Acho o modelo de certificação da ScrumAlliance interessante. Onde a pessoa se prepara em um treinamento oficial, ou para adquirir conhecimento para COMEÇAR a atuar como Scrum Master, ou para ser um bom Product Owner.

Após esse treinamento, essa pessoa está apenas apta a praticar o Scrum, pois teve contato com os conceitos principais. E não que ela já participou de um projeto Scrum de sucesso. Para isto que serve a certificação de Practioner. Ou seja, após uma avaliação de todo o material enviado pelo candidato a CSP, uma banca de integrates da Scrum Alliance avaliar de forma cautelosa, se aquele candidato merece ou não receber o título.

Em suma, não acredito que uma prova vai resolver o problema. Creio, que a Scrum Alliance deveria apenas, achar um jeito de diferenciar estas certificações para o mercado.

Enfim, é a minha opinião.

Um grande abraço a todos.

Um comentário:

Ricardo Ferreira disse...

Concordo com você, Breno. Mas acredito que o problema não seja o método da certificação, isso seja na verdade uma consequência de algo maior, que é essa necessidade sem razão de se ter certificações para algum produto, serviço ou conceito.

De fato, nada é mais factível do que você ter bons anos de experiência de projetos pra poder saber aplicar alguma coisa, pois o Scrum é no final das contas, um conjunto de práticas que devem ser aplicadas quando você conhece o contexto onde ele deve ser aplicado. É o problema de patterns. Eles são compostos de 4 partes: contexto, problema, solução e consequências. Normalmente, as pessoas se voltam somente no problema e na solução (que é o que as certificações cobram) mas esquecem do mais importante: O contexto (saber quando e porque aplicar) e as consequências (saber o que vai resolver e o que isso irá acarretar).

Abraços,