sábado, 8 de novembro de 2008

Context Delivery Architecture (CoDA). A próxima evolução da SOA?

No último Gartner Application Architecture, Development, and Integration (AADI) Summit, realizado em outubro/2007 na cidade de Orlando/EUA. O Gartner a apresentou o conceito Context Delivery Architecture (CoDA), como uma terceira etapa da evolução da arquitetura orientada a serviços (SOA). A segunda etapa, seria com a combinação do Event-Driven Architecture (EDA), que o Gartner chama de SOA Advanced. (Veja figura abaixo)

De forma simples, o CoDA é uma arquitectura que tem conhecimento sobre o contexto dos usuários finais, tais como: localização, preferências, identidade, dentre outros. Proporcionando para estes, as informações mais adequadas. Ou seja, o componente principal nesta arquitetura seria os serviços WYNIWYG (what you need is what you get - o que você precisa é o que você tem) .

Vamos analisar um pequeno exemplo onde eu imagino que a CoBA poderá ter grande aplicabilidade.

Imaginem um vendedor de produtos da Coca-Cola, que irá realizar entregas para determinados clientes, e durante seu deslocamento conecta-se em seu blackberry diretamente na central de serviços, que recupera suas credenciais e localização de forma automática, retornando os dados de todos os cliente daquela área, que são de sua responsabilidade. Logo após, este vendendor seleciona o cliente mais próximo, e a central de serviço já lhe devolve todas as informações do relacionamento daquele cliente com a Coca-Cola, tais como: Produtos mais comprados; Situações de Pagamento; Créditos para aquel cliente; Promoções para aquela localização; E por aí vai.

E onde entra a CoDA no cenário acima? Primeiramente da entrega de informações certas e suficientes para o vendedor de acordo com o contexto inicial recuperado (credenciais de segurança e localização). Depois, com a entrega de tudo que ele precisava para negociar com o cliente através do terceiro atributo de contexto (o cliente alvo).

Entretanto, tenho algumas dúvidas em relação ao CoDA, no sentido de ser uma próxima evolução da SOA. Vejo mais a SOA como sendo uma base ou um pilar, para que o conceito da CoDA seja atingido. Por que isso? Porque vejo a CoDA com o objetivo de melhorar a experiência do usuário através do conhecimento de seu contexto e de adaptar o comportamento das aplicações envolvidas, com base nesse contexto. Ou seja, tornar as aplicações mais inteligentes, para prover o que o usuário realmente precisa. Onde, a SOA entraria para prover serviços reutilizáveis que irão entregar estas informações certas no momento certo.

Claro que a CoDA ainda é uma visão matura, e que muitos desafios culturais, pessoas, tecnológicos, dispositivos e de infra-estrutura deverão ser quebrados, para que a mesma seja alcançada. Mas assim como SOA, que já teve sua visão imatura e duvidosa no início, vale a pena ficar de olho nessa possível nova tendência.


Sugestões de Referências:


Nenhum comentário: