sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Certified Scrum Master (CSM)


Recentemente, nos dias 27 e 28/10, eu tive a oportunidade de fazer o treinamento oficial da Scrum Alliance em Certified Scrum Master (CSM) na Caelum/SP, e no balanço das avaliações, eu obtive a certificação CSM.

Em suma, foi ótimo. O instrutor foi o Alexandre Magno, que demonstrou ter um excelente conhecimento/experiência.

Acredito que todos que tiverem a oportunidade de fazer este treinamento, faça-o. Pois vários conceitos, não somente do Scrum mas de gerenciamento de projetos em si, são avaliados e confrontados.

Além disso, o grande diferencial deste curso são as atividades práticas, onde temos a oportunidade de aplicar todas as práticas do Scrum, inclusive com o feedback do instrutor em relação a como evitarmos nossas influências do modelo comando-controle qua adquirimos ao longo dos anos.

O ponto que mais me deixou motivado foi em ter a oportunidade de aplicar o Scrum of Scrums, para escalar projetos com várias equipes independentes para atender um único backlog do cliente. Valeu mesmo.

Também, o que deixa muito evidente no treinamento sobre o Scrum, é que o mesmo é um framework e não um processo que deve ser rigidamente seguido. Na verdade, ele é um processo impírico. Onde, o Scrum não resolve os problemas de gerenciamento de projetos, mas sim nos dar a visibilidade de como está o projeto, seus sprints (iterações), custos, prazos e etc.

Enfim, apenas quis destacar a importância e validade deste treinamento, e incentivar que o façam, quem desejar.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: